Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
ÁUDIO 
PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Secagem do bacalhau: do ar livre para o frio

A secagem de bacalhau a céu aberto foi proibida e a fiscalização segue com atenção os procedimentos das empresas na Gafanha da Nazaré. A seca natural acabou e só pontualmente poderá ser feita por períodos curtos. Medida associada a questões de salubridade uma vez que o calor excessivo, as poeiras e os dejetos das aves poderiam comprometer a saúde pública. Apesar dos processos mecânicos que vieram para ficar, António Ribau lamenta que o país "não acarinhe uma tradição que mereceu da UE essa diferenciação".

Declarações no decorrer de uma acção da Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro que promoveu mais um Workshop do Ciclo 'Bacalhau Com Saberes' desta vez sobre o tema 'Secagem: do ar livre para o frio'. Os novos processos de secagem, o frio, redução do tempo de seca e poupança energética, além da cura tradicional ou cura amarela, foram alguns dos temas em destaque nesta sessão.

PARA OUVIR AQUI

A 24 de Outubro de 2005, a Rádio Terra Nova (105.0 FM) iniciava a transmissão do programa "Porto de Encontro. Nas ondas da rádio, abriu-se uma escotilha com vista para o Porto de Aveiro. São estórias do mar, estórias das gentes do mar, estórias de marear.

Volvidos dez anos, o programa continua a ser emitido, quinzenalmente, às segundas-feiras, entre as 11:30 e o meio-dia.