Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

Porto de Aveiro entra no projecto «A Pesca por um Mar sem Lixo»

O Porto de Aveiro e a Docapesca entram no projecto "A Pesca por um Mar sem Lixo" apresentado esta quinta-feir pela Ministra do Mar na Gafanha da Nazaré.

A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro e os pescadores aderem ao programa que estimula as boas práticas ambientais.

Depois de Peniche, Olhão e Aveiro, o programa vai alargar-se a mais 13 portos de pesca do país até 2020. Em Peniche, primeiro porto do país de implementação, foram recolhidos 151 mil litros de resíduos plásticos e 295 mil litros de resíduos indiferenciados.

Dados apresentados pela Ministra do Mar que realça as vantagens do projeto. "Nós não podemos matar o oceano. Nós temos que limpar, preservar e explorar de uma forma sustentável. Não é nenhum crime explorar economicamente o mar. Mas é um crime fazê-lo se não for de uma forma sustentável e de uma forma que o preserve".

Em 2018 ano o projecto deverá arrancar nos portos de Matosinhos, Nazaré, Sesimbra e Portimão, seguindo-se o alargamento a outros portos nacionais.

fonte