Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
SEGURANÇA 
PARA TESTAR PROTECÇÃO DO PORTO DE AVEIRO

APA realiza exercício envolvendo «sequestro» de tripulação de navio

A
 APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., realizou nos dias 1 e 2 de Junho um exercício no âmbito do Plano de Protecção do Porto de Aveiro, envolvendo todas as instalações portuárias certificadas pelo Código ISPS.

O
 exercício
 procurou 
treinar e aferir
 a 
articulação
 de todos os intervenientes com responsabilidades de actuação no âmbito da Protecção do Porto.

No dia 01 de Junho, após elevação do nível de protecção do porto e das instalações portuárias, foi operacionalizado o Centro de Controlo de Operações de Protecção do Porto (CCOPP), no edifício sede da APA. O CCOPP é composto pela autoridade marítima, pela autoridade portuária e pelos responsáveis das forças de segurança com competências na área do porto.

No dia 02 de Junho foi simulado da parte da manhã o sequestro da tripulação do N/M “Voruta”, de bandeira da Lituânia, atracado no Terminal Norte, tendo sido accionados os meios operacionais previstos no Plano de Protecção do Porto. A operação contou com a participação do Grupo de Acções Táticas (GAT) da Policia Marítima, em coordenação com as outras forças de segurança com competência na área do porto. Este grupo, especialmente equipado para executar acções policiais não convencionais, efectuou a abordagem do navio por terra e por mar, conduzindo à neutralização dos sequestradores e resgate dos reféns.

Todas as entidades e autoridades envolvidas no exercício actuaram de 
forma
 concertada,
 complementar 
e
 articulada,
 numa
 resposta
 bastante
 eficaz.

Estas
 acções
 são
 extramente
 relevantes
 na
 promoção
 do
 entrosamento
 entre
 entidades,
 na
 facilitação
 da
 coordenação
 no
 terreno,
 na
 identificação
 da
 disponibilidade
 de
 recursos
 e
 da
 capacidade
 de
 intervenção 
das
 forças
 de
 segurança 
do
 porto, para além de constituírem também oportunidades de treino para os Oficiais e Equipas de Protecção das Instalações Portuárias envolvidas.