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 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhes

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhes
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ENCONTRO NTERMODALIDADE: NOVOS CONCEITOS, NOVOS OBJETIVOS, NOVAS OPORTUNIDADES
Porto de Aveiro, plataforma logstica intermodal de referncia para o mercado

Realizou-se no dia 4 de Abril, em Salamanca, um Encontro subordinado ao tema “Intermodalidade novos conceitos, novos objetivos, novas oportunidades”, organizado pelo Ayuntamento de Salamanca, ao abrigo do projeto Cidades Cencyl, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha- Portugal 2020.

O Porto de Aveiro esteve presente no referido Encontro, com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração, Olinto Ravara, no seu Acto de Abertura. Nesta, o Presidente da APA teve a oportunidade de realçar o facto de o Porto de Aveiro ser hoje, já, uma plataforma logística intermodal de referência para o mercado, dotado de infraestruturas que não só asseguram um interface mar-terra competitivo, mas sobretudo pelo facto dos terminais disporem de ligações ferroviárias que permitem a conexão marítimo-ferroviária eficiente dos fluxos de mercadorias. Aliás, a exemplo disso, para além dos nacionais, é o facto de no momento sair diariamente do Porto de Aveiro um comboio para Salamanca.

Sendo hoje os serviços logísticos e intermodais de qualidade, o porto possui importantes desafios para o seu crescimento. Estes são a melhoria da sua acessibilidade marítima com vista a ficar acessível a navios de maior dimensão e a construção de um terminal ferroviário na Zona de Actividades Logísticas e Indústrias.

Este último é particularmente importante para o reforço da eficiência dos serviços ferroviários oferecidos pelo porto, na medida em que irá permitir aumentar o comprimento das composições que hoje são comportadas pelas suas infraestruturas. Pretende-se que a nova infraestrutura ferroviária permita, progressivamente, a realização de composições ferroviárias até 750m, para assim se aportar maior valor ao cliente.

Ressalta-se ainda que, para o reforço da intermodalidade, importa substituir a ligação ferroviária existente, Linha da Beira Alta, hoje objeto de melhorias, por um novo corredor ferroviário. Pois, sem prejuízo das melhorias que se estão a realizar, esta continua a ser uma infraestrutura incompatível com o nível de serviço definido pela Comissão Europeia e exigido pelo mercado. A construção de um novo traçado é essencial para a competitividade das empresas da regiões Norte e Centro de Portugal, sem o qual existirão poucas condições para potenciar o aumento da quota de mercado da intermodalidade marítimo-ferroviária.

A terminar, foi ressaltado que o Porto de Aveiro foi o porto português que mais cresceu em 2018, com uma taxa de 10,2% face ao ano de 2017, esperando continuar a crescer no futuro em consequência da conclusão dos investimentos em curso, bem como dos programados na sua estratégia.
 








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