FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Farol da Barra de Aveiro em dia de nevoeiro

Farol da Barra de Aveiro em dia de nevoeiro
SLIDESHOW



Exercício de Combate à poluição promovido pela Administração do Porto de Aveiro

Realizou-se no dia 16 de dezembro de 2016, no Terminal de Granéis Líquidos, o exercício de Combate à poluição promovido pela Administração do Porto de Aveiro.

O exercício foi precedido por duas ações de formação de atualização do curso de Operador de Combate à Poluição no Mar, direcionado para os elementos do Núcleo de Combate a Derrames do Plano de Emergência Interno da Administração do Porto de Aveiro, para os elementos da Corporação de Bombeiros de Ílhavo, e das duas Corporações de Bombeiros de Aveiro e em que também participaram dois elementos da Capitania, na qualidade de observadores.

No cenário definido para o exercício de incidente de derrame simulado, o navio atracado na ponte cais n.º26 em operação de descarga de gasóleo comunicou o alerta de derrame às 08:00, ao Centro de Controlo de Tráfego Marítimo Portuário (CCTM).

De imediato o CCTM iniciou os procedimentos de comunicação do alerta de incidente de poluição à Autoridade Marítima e demais entidades.
Após verificação inicial da situação no local foram definidas as primeiras medidas de atuação em consonância com os procedimentos definidos no Plano Mar Limpo (PML) e no Plano de Emergência Interno (PEI) da APA.

Na primeira fase de intervenção foi dada prioridade à operação de contenção do produto derramado. Foram utilizadas barreiras insufláveis a jusante e a montante do navio, estabelecidas a partir do cais e da embarcação de combate à poluição. Foi determinante nesta operação a articulação entre as equipas de combate à poluição da APA, da Capitania e do Rebocador da empresa Tinita, possibilitando em curto intervalo de tempo proceder à delimitação total do derrame.

Na segunda fase de intervenção, fase de recolha do produto derramado, foram utilizados dois equipamentos recuperadores (de discos e de cordões) conectados a um tanque autossustentável, que possibilitou a recolha e armazenagem inicial do produto.

Este simulacro, que envolveu na totalidade cinquenta elementos das autoridades e entidades com responsabilidade no âmbito do Plano Mar Limpo (PML) possibilitou, testar, validar e aperfeiçoar os dispositivos de resposta face a incidentes de poluição no meio marinho.

 

 


 



Data: 2017-12-21



Política de Privacidade e Confidencialidade
feed
mapa