FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Encontro Natural

Encontro Natural
SLIDESHOW



Areias do Porto de Aveiro vão «alimentar» frente marítima entre Costa Nova e Vagueira

Dois milhões de metros cúbicos de areias do Porto de Aveiro vão ser depositados na frente marítima da Costa Nova para travar a erosão naquela zona costeira, anunciou esta sexta-feira o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

A empreitada, com um valor ligeiramente superior a seis milhões de euros, arranca em novembro, tem conclusão prevista para janeiro de 2018 e é um dos investimentos mais avultados do Litoral XXI – Governança e Plano de Ação, documento apresentado esta sexta-feira na Praia da Vagueira (Vagos) e que define as prioridades no combate à erosão costeira.

A deposição de sedimentos na Costa Nova terá um efeito de combate à erosão que irá beneficiar toda a frente marítima até à Vagueira, considerada uma das zonas mais frágeis do litoral português devido ao avanço do mar, provocado pelas alterações climáticas registadas nas últimas décadas.

A intervenção nesta zona do litoral passa também pela recuperação e reforço dos esporões da Torreira, Barra, Costa Nova e Mira.

A deposição de inertes na frente marítima da Costa Nova será feita ao abrigo de um protocolo celebrado esta sexta-feira entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Administração do Porto de Aveiro, homologado pelo ministro do Ambiente.

“A reposição do balanço sedimentar neste troço, através da realização de intervenções de alimentação artificial, afigura-se como a estratégia de proteção/defesa costeira mais consentânea com o conceito de adaptação às alterações climáticas e no âmbito da política de gestão integrada dos sedimentos”, pode ler-se no documento assinado esta sexta-feira pelo Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, em representação da Ministra do Mar; pelo  Presidente do Conselho Directivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA. I.P.), Nuno Lacasta, e pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), Braga da Cruz.

As areias que irão ser usadas na Costa Nova serão extraídas de uma “ilha” de inertes existente em frente à Zona de Atividades Logísticas e Industriais.

A empreitada terá enquadramento no Portugal 2020, “contribuindo de forma significativa para os objetivos e prioridades definidos no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Po Seur).

fonte


PORTO DE AVEIRO VISTO DO AR - FILMAGENS AÉREAS, COM DRONE - 62 VÍDEOS - Clique na imagem para aceder à playlist no Youtube



Data: 2016-07-16

feed
mapa