FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Tall Ship Races no Porto de Aveiro

Tall Ship Races no Porto de Aveiro
SLIDESHOW



SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DA MARINHA PORTUGUESA
Missões humanitárias da Marinha têm ajuda preciosa da Universidade de Aveiro

Progressos científicos, investigações, descobertas, protótipos e muitos mais eteceteras com a marca da inovação made in Universidade de Aveiro (UA). A montra tecnológica de luxo que a academia de Aveiro vai desvendar hoje, 13 de junho, um dia batizado justamente de Research Day, resume alguns dos mais assinaláveis e recentes progressos científicos alcançados pelos múltiplos grupos de investigadores da UA.

No programa do Research Day da UA, para o qual convidamos a estar presente o vosso órgão de comunicação social, destaca-se a apresentação nacional do projeto NAPIS - Navy Positioning and Identification Systems, um sistema de localização único no mundo e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Telecomunicações (IT) da UA e a Marinha Portuguesa.

PROGRAMA

Do projeto, ainda no segredo dos laboratórios do IT e dos gabinetes da Marinha, pode já desvendar-se que é um sistema de localização em ambientes interiores e exteriores. A Marinha nacional vai utilizá-lo como peça fundamental no apoio a missões de ajuda humanitária. «O sistema tem como objetivo ter uma localização precisa e constante dos homens destacados nestas missões e sua subsequente georreferenciação. Espera-se conseguir maximizar e otimizar a logística deste tipo de atividade de uma forma muito eficiente», adianta o investigador Nuno Borges Carvalho, coordenador do projeto no IT.

O sistema propriamente dito tem duas vertentes, uma em ambientes exteriores, que recorrendo a sinais GPS permite a rápida localização das equipas e ainda o retorno de mensagens sobre as condições do terreno e, ainda, um sub-sistema de localização que permite identificar e localizar pessoas em ambientes interiores, nomeadamente dentro de edifícios em ruínas. «Ambos os sistemas identificados suportam-se numa rede de comunicações de UHF privada tornando o sistema totalmente independente de soluções falíveis», garante Nuno Borges Carvalho.

Durante a manhã do dia 13, às 11h00, junto ao edifício da Reitoria, Nuno Borges e a equipa de investigação que ajudou a concretizar o NAPIS, vão realizar no Campus da Universidade de Aveiro uma demonstração das potencialidades de um projeto que a Marinha Portuguesa vai utilizar nas próximas missões humanitárias.

Um dia carregado de novidades científicas

O dia dedicado à investigação da UA inclui ainda duas palestras de honra com convidados externos. A primeira, durante a manhã será com Mário Almeida Santos, Diretor das OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, setor de Engenharia de Qualidade e Desenvolvimento, e a segunda, a abrir a sessão da tarde, com Roland Siegwart, vice-presidente para a Investigação e Relações Institucionais do Swiss Federal Institute of Technology Zurich (ETH). Seguem-se dez palestras temáticas ilustrativas de projetos ou linhas de investigação de alguns dos laboratórios ou unidades de investigação da UA. Todos estas sessões decorrem no Auditório da Reitoria.

No espaço expositivo do Research Day, junto ao edifício da Reitoria, serão apresentados diversos protótipos e 157 posters relativos a projetos científicos da UA.

Mais informações sobre o Research Day


 



Data: 2012-09-19

feed
mapa