FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Encontro Natural

Encontro Natural
SLIDESHOW



ARQUIVO HISTÓRICO-DOCUMENTAL DO PORTO DE AVEIRO
Preservando a memória de um porto e de uma região

O Porto de Aveiro disponibiliza, desde 3 de Abril de 2009, na web, o portal do Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA). São milhares de documentos de inegável valia histórica à disposição de todos os cibernautas, numa iniciativa pioneira em Portugal, no que reporta às administrações portuárias.

A disponibilização ao público do portal do AHDAPA resulta de processo desencadeado pela Administração do Porto de Aveiro, a partir de 2006, processo tendente à inventariação, catalogação e conservação do espólio existente.
Um processo moroso, quer pelo elevado número de documentos disponíveis, quer pelo rigor exigido.

A disponibilização na web de um primeiro lote dos milhares de documentos existentes corre a par da tendência hodierna de aproveitar as virtualidades da ciberesfera para alargar incomensuravelmente os espaços expositivos tradicionais, antes cingidos à apresentação física em sala.

O portal, desenvolvido pela credenciada empresa IDEA FACTORY, é composto por oito núcleos, que se subdividem em 20 secções. “Cartografia”, “Manuscritos”, “Bibliografia”, “Periódicos”, “Não-periódicos”, “Artigos” e “Peças com História”, são algumas das secções disponibilizadas. Os audiovisuais marcam também lugar de destaque, com a disponibilização de muitas fotografias, mais de duas centenas de vídeos e algumas dezenas de registos áudio.

Há ainda espaço para a disponibilização integral das newsletters electrónicas difundidas pelo Porto de Aveiro.

A secção de “Clipping” é preenchida com recortes da imprensa escrita e documentos dos media electrónicos versando a actividade do Porto de Aveiro ao longo dos anos.

Lugar também para “Grafismos”, “Publicidade”, “Banners” e “Sites”. Por último, disponibilizam-se intervenções e apresentações efectuadas em iniciativas do Porto de Aveiro ou em actos que contaram com a participação de representantes da APA, S.A.

As Comunidades Portuárias, portuguesas e estrangeiras, os cientistas e os cidadãos em geral passaram a dispor de um instrumento de grande utilidade para consulta e apoio à investigação.
O portal assume, também, um papel de relevo na divulgação da história de uma actividade nobre como o é a actividade portuária. Funciona como instrumento fomentador de novas pesquisas, novas investigações em torno do espólio existente.

Importa salientar o pioneirismo da iniciativa, por se tratar da primeira administração portuária a webizar os conteúdos do arquivo histórico-documental à sua guarda. Liberta-se, assim, este valioso espólio da clausura que o agrilhoava em inútil penumbra, fomentando-se o seu usufruto pela comunidade.

Leia aqui a intervenção de Dinis Manuel Alves, na apresentação da webização do AHDAPA, a 3 de Abril de 2009.




Data: 2012-09-16

feed
mapa
Publicidade