FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Farol da Barra de Aveiro em dia de nevoeiro

Farol da Barra de Aveiro em dia de nevoeiro
SLIDESHOW



PARCERIA PORTO DE AVEIRO/COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO
Milhares de documentos do Arquivo Histórico digitalizados nos próximos meses

O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro iniciaram, em Janeiro de 2012, um segundo processo de digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A (AHDAPA). Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.

O trabalho anteriormente levado a cabo permitiu a produção de um livro, de uma exposição que tem cumprido um circuito de itinerância ibérica, patente já em mais de uma dezena de cidades de Portugal e Espanha, e ainda a disponibilização, via web, de uma grande série dos documentos digitalizados.

A cedência de documentos e objectos entretanto preservados e inventariados, para exposições noutros museus do país, bem assim como a disponibilização de documentos e fotografias a investigadores tem constituído outra importante mais-valia do processo iniciado em finais de 2005.

VEJA ALGUM DO ESPÓLIO DO ARQUIVO DO PORTO DE AVEIRO, AQUI

Mais alguns milhares de documentos estão agora a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos.
Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência directa de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.

O Porto de Aveiro disponibiliza hoje, via web, o primeiro desses documentos.

Um polícia da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.), António Tomás de seu nome, encontrou uns barqueiros a conversar. Ao tempo era proibido conversar no trabalho, salvo por motivos de serviço. Os barqueiros tagarelas não aceitaram as ordens do guarda e este participou superiormente. Corria 30 de Outubro de 1929.
No mesmo dia, Homem Christo, Engenheiro-Director da JARBA, despachava inapelável sentença: Que sejam os dois barqueiros despedidos imediatamente, não podendo mais tornar a ser admitidos para nenhum serviço.
Para ler aqui




Data: 2012-08-20

feed
mapa