FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Aveiro - Tilt Shift

Porto de Aveiro - Tilt Shift
SLIDESHOW



PARCERIA PORTO DE AVEIRO/COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO
Milhares de documentos do Arquivo Histórico digitalizados nos próximos meses

O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro iniciaram, em Janeiro de 2012, um segundo processo de digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A (AHDAPA). Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.

O trabalho anteriormente levado a cabo permitiu a produção de um livro, de uma exposição que tem cumprido um circuito de itinerância ibérica, patente já em mais de uma dezena de cidades de Portugal e Espanha, e ainda a disponibilização, via web, de uma grande série dos documentos digitalizados.

A cedência de documentos e objectos entretanto preservados e inventariados, para exposições noutros museus do país, bem assim como a disponibilização de documentos e fotografias a investigadores tem constituído outra importante mais-valia do processo iniciado em finais de 2005.

VEJA ALGUM DO ESPÓLIO DO ARQUIVO DO PORTO DE AVEIRO, AQUI

Mais alguns milhares de documentos estão agora a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos.
Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência directa de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.

O Porto de Aveiro disponibiliza hoje, via web, o primeiro desses documentos.

Um polícia da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.), António Tomás de seu nome, encontrou uns barqueiros a conversar. Ao tempo era proibido conversar no trabalho, salvo por motivos de serviço. Os barqueiros tagarelas não aceitaram as ordens do guarda e este participou superiormente. Corria 30 de Outubro de 1929.
No mesmo dia, Homem Christo, Engenheiro-Director da JARBA, despachava inapelável sentença: Que sejam os dois barqueiros despedidos imediatamente, não podendo mais tornar a ser admitidos para nenhum serviço.
Para ler aqui




Data: 2012-08-20

feed
mapa