FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Areas| 2014 | VDEOFOTO

Exerccio/Simulacro Porto Seguro 2013 (Vdeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VDEOFOTO

Bicentenrio da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra Fotos de outros tempos

Excurso dos Empregados Superiores do Dirio de Notcias a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhes

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhes
SLIDESHOW



COM CENTRO CULTURAL DA GAFANHA DA NAZAR ESGOTADO
Comunidade Porturia festejou o Dia do Porto de Aveiro, edio de 2012

A Comunidade Portuária de Aveiro festejou na terça-feira o Dia do Porto de Aveiro. Um concerto musical e uma exposição documental foram as iniciativas desenvolvidas pela APA para assinalar o 3 de Abril, data que marca a abertura da Barra de Aveiro, em 1808. A parte musical esteve a cargo dos “Santos e Pecadores”, concerto bastante animado e que contou com o auditório do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré esgotado.

Muita gente também na inauguração da exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.
Depois de ter estado patente no Museu da Cidade de Aveiro, a exposição inicia, agora, na Gafanha da Nazaré, o seu circuito de itinerância.

A exposição faz também parte do programa da edição de 2012 do "Dia Internacional de Monumentos e Sítios".
Na ocasião, o Grupo Coral do Porto de Aveiro, dirigido pelo Maestro Artur Pinho, interpretou algumas peças do seu vasto repertório, concluindo com o tradicional “Mar da Alma”, sempre muito ovacionado.

Falando na cerimónia de inauguração, o Presidente da APA frisou a importância de iniciativas deste género, pouco comuns nos portos portugueses, realçando o trabalho que há anos vem sendo desenvolvido pelo Arquivo Histórico-Documental da APA:

“Estamos a preservar bens de grande valor histórico, bens que são património público, daí a nossa política de disponibilizarmos, na web e em sala, os milhares de documentos que já temos digitalizados”.
Na presença de Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Luís Cacho lembrou o protocolo assinado no passado sábado entre as duas entidades, para uma cooperação estreita com o CIEMar, Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar:
“Vamos trabalhar em conjunto, na inventariação, catalogação, preservação, digitalização e difusão de um espólio de inegável valia. A comunidade local, regional e nacional vai por certo beneficiar desta nossa parceria, dos investigadores aos estudantes e ao público em geral; em suma, a todos os que se interessam pela temática marítimo-portuária”.

O evento, organizado pela Comunidade Portuária de Aveiro, contou com a colaboração da APA, S.A., e da Câmara Municipal de Ílhavo.
 
Reportagem fotográfica: consciente | Audiovisuais e Multimédia Lda.

 








Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Poltica de Privacidade

feed
mapa