FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Pesca Costeira - Por Paulo Magalhães

Porto de Pesca Costeira - Por Paulo Magalhães
SLIDESHOW



TERMINA ESTE SÁBADO, NO CENTRO CULTURAL DA GAFANHA DA NAZARÉ
«PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da JARBA e avulsos - 1925-1949»

Termina este sábado, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, a exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.

Depois da sua presença no Museu da Cidade de Aveiro, a exposição iniciou, na Gafanha da Nazaré, o seu circuito de itinerância. 
A inauguração integra as comemorações do "Dia do Porto de Aveiro", fazendo também parte do programa da edição de 2012 do "Dia Internacional de Monumentos e Sítios".

A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.

Sob a epígrafe “PARTICIPAÇÕES”, a pasta 76 e 76-A compreende 28 processos, para um total que ultrapassa o meio milhar de páginas, reportando ao período compreendido entre 4 de Novembro de 1925 e 5 de Junho de 1950.

Arquiva, essencialmente, a correspondência entre os guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.) e a direcção da Junta, presidida por um Engenheiro-Director. Há ainda troca de correspondência entre a direcção da J.A.R.B.A. e entidades oficiais (Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, Capitania do Porto de Aveiro, Ministério Público, Governo Civil de Aveiro, entre outros).

A exposição resulta de um segundo processo de digitalização documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, processo iniciado em Janeiro de 2012 pelo Porto de Aveiro com o Alto Patrocínio da Comunidade Portuária de Aveiro.

Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.

Mais alguns milhares de documentos estão a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos. Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência directa de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.

A exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949” revela uma parte do valioso espólio agora objecto de tratamento.

A Administração do Porto de Aveiro e o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré convidam a população a estar presente no acto inaugural.

 


FICHA TÉCNICA

 

Pasta 76 e 76-A. Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos. 1925-1949
Exposição documental e de peças museológicas do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro

Organização | Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro [AHDAPA]
http://arquivodoportodeaveiro.org

Alto Patrocínio | Comunidade Portuária de Aveiro

Colaboração | Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
Conceção e coordenação | Dinis Manuel Alves [APA, S.A]
Coordenação Executiva | Sérgio Dias, Ricardo Paulo [APA, S.A.]
Digitalização e tratamento de documentos | Maria João Gamelas [APA, S.A]





Data: 2012-08-20

feed
mapa
Publicidade