FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto Seguro

Porto Seguro
SLIDESHOW



NAVIO «PORTO DE AVEIRO» INAUGURADO A 5 DE JULHO DE 1968
Levando vinho a granel para o Ultramar Português

 Mais uma vez o porto de Aveiro esteve em festa com um acontecimento de certa envergadura não só para a região mas também para o país, aconteceu isso a 05/07/1968. Iniciou pela primeira vez, um barco nacional, baptizado com o nome de PORTO DE AVEIRO carreira para o Ultramar Português, levando vinho a granel. Como não podia deixar de ser, as autoridades mais representativas do distrito e dos dois concelhos ligados mais directamente ao porto, estiveram presentes e rejubilaram pelo acontecimento, não pelo esplendor de que a cerimónia se revestiu, mas pelo alcance social que representava para a vida portuária.

Pelas 12 horas, o novo navio cisterna PORTO DE AVEIRO ancorado no porto bacalhoeiro da Gafanha, foi visitado demoradamente pelos Srs. governador civil do distrito, presidentes da Câmaras Municipais de Aveiro e Ílhavo, delegado I.N.T.P., presidente da Junta Autónoma do Porto de Aveiro e outras entidades. Puderam verificar as linhas modernas e utilitárias daquele navio cisterna, que tinha o comprimento de 83,3m, a tonelagem bruta de 1.855 e 857,12 a liquida e possuía tanques centrais e laterais.

Após a visita, num dos restaurantes desta cidade, foi oferecido pela Administração da Transnavi um lanche volante. Presidiu o chefe do distrito dr. Manuel dos Santos Lousada, Presidente da Junta Autónoma do Porto de Aveiro, eng. Carlos Teixeira, administrador da Transnavi, dr. Sousa Ferreira; comandante Joaquim dos Santos Silva; presidente da Junta Distrital, dr. Fernando de Oliveira; presidentes das Câmaras Municipais de Aveiro e Ílhavo, drs. Artur Alves Moreira e Amadeu Cachim; delegado do I.N.T.P., dr. Corte Real; comendador Egas Salgueiro; comandante da Guarda-fiscal, Tenente Alcino e outras entidades oficiais s Administradores das Caves da Bairrada, nomeadamente os das caves da Francesas, grandes impulsionadores desta iniciativa – transporte de vinho a granel para o nosso Ultramar.

Usaram da palavra: o administrador da Transnavi, que saudou e agradeceu a presença das autoridades. Depois o administrador das Caves das Francesas, dr. Luís de Azevedo, que agradeceu às autoridades Portuguesas, quer da Metrópole quer do Ultramar, o carinho e apoio que deram à iniciativa da sua Empresa, o transporte de vinho a granel, em moldes únicos no País. Em nome da Agência de Navegação Ancora falou o comendador Egas Salgueiro, que disse da grande iniciativa e fez diversas considerações acerca da vida do porto de Aveiro e a sua evolução nos últimos anos. Por último agradeceu ao governador civil todo o apoio e atenção dado ao porto de Aveiro e teve palavras de muito apreço para a Junta Autónoma do Porto de Aveiro.

LEIA ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

FONTE: BLOG "NAVIOS À VISTA"




Data: 2012-08-01

feed
mapa
Publicidade