FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Aveiro - Tilt Shift

Porto de Aveiro - Tilt Shift
SLIDESHOW


ESTE SÁBADO, 5 DE DEZEMBRO

No primeiro sábado de cada mês, apenas e durante o horário de inverno, que se estende de outubro a fevereiro, as entradas no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Santo André são gratuitas. A abertura é às 10 horas no MMI, e às 14 horas no Navio-Museu Santo André; e a última entrada de visita é às 17h15 no Museu e 17h30 no Navio-Museu.



MMI

Férias de Verão combinam com mar, mas não é só na praia que se sente o mar. O Museu Marítimo de Ílhavo mostra às crianças os sons, os cheiros e o sabor do mar, num conjunto de actividades de férias de Verão, que se realizam durante este mês de Julho.



MMI

Álvaro Garrido, coordenador da direcção do Museu Marítimo de Ílhavo, antecipa a programação desde ano, destaca parcerias e comenta como o Aquário de Bacalhaus conseguiu “disparar” o número de visitantes.



ESTE SÁBADO, 11 DE JANEIRO

Este sábado, 11 de janeiro de 2014, assinala-se o primeiro aniversário do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo. O edifício, da autoria do Gabinete de Arquitetura ARX, dos irmãos Nuno e José Mateus, inaugurado a 13 de janeiro de 2013, foi recentemente distinguido com o prémio CONSTRUIR, instituído pelo jornal com o mesmo nome, para melhor Projeto Público 2013 na categoria de Arquitectura.



77.111 VISITANTES

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou o ano de 2013 com o maior número de visitantes da sua história: 77 111. Este número recoloca o MMI entre os dez museus mais visitados do país e confirma-o como um dos museus municipais que atraem mais público em Portugal.



A Câmara Municipal de Ílhavo está a promover a acção “Férias de Natal é no Museu Marítimo de Ílhavo” até este sábado, 28 de Dezembro. Acção dirigida às crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos,



ESTE SÁBADO, 16 DE NOVEMBRO

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Nacional do Mar com diversas actividades ao longo do dia. Visitas encenadas, visitas aos bastidores do Aquário, uma inédita demostração de gastronomia oriental e a sessão de entrega de prémios do 2.º Concurso de modelismo náutico são algumas das propostas que o Museu tem para oferecer aos seus visitantes.



NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 13 DE JANEIRO DE 2014

Pode uma baleeira do Bissaya Barreto, antigo navio-motor da frota bacalhoeira portuguesa, navio construído e baptizado na Figueira da Foz em 1942, guardar de forma inviolável preciosas memórias da Grande Pesca? Pode um barco de madeira recuperado por antigos artesãos de construção naval vir a ser uma Cápsula do Tempo?



A 17 E 18 DE MAIO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

O CIEMAR organiza a 17 e 18 de Maio o II Seminário Desafios do Mar Português - "O Trabalho no Mar: Memória e Futuro". Iniciativa realizada em parceria com a Mútua dos Pescadores e com o CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).



ESTE SÁBADO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Este sábado, 9 de fevereiro, às 15 horas, o Museu Marítimo de Ílhavo inicia as visitas especiais “Mergulhador por um dia”. Estas visitas têm o objetivo de dar a conhecer ao visitante o processo de tratamento e alimentação dos bacalhaus e o funcionamento do Aquário.



INAUGURADO ESTE DOMINGO

A meio da tarde, as portas da nova estrutura, cuja construção envolveu um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, 85 por cento dos quais de fundos europeus, abriram-se, finalmente, ao público. No tanque, que tem uma capacidade de 120 metros cúbicos de água, nadam já 40 peixes e, dentro de dois meses, serão 60 no total, pois há mais 20 bacalhaus jovens em quarentena.



MURTOSA

A Câmara da Murtosa já iniciou a obra de transformação das antigas instalações fabris da COMUR em pólo museológico dedicado à indústria conserveira, concretizando a intenção da autarquia ao adquirir, em 2010, o imóvel histórico situado na zona central de Pardelhas.



PARCERIA PORTO DE AVEIRO/COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro iniciaram, em Janeiro de 2012, um segundo processo de digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A (AHDAPA). Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.



O Museu da Cidade de Aveiro e a Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) assinaram, este sábado, 10 de Março, um acordo de parceria tendente a potenciar a valorização e difusão dos bens patrimoniais existentes nas duas entidades através da realização de um programa de iniciativas conjuntas. 
O acordo, assinado por Maria da Luz Nolasco (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro) e por José Luís Cacho (Presidente da APA, S.A.), rege as iniciativas e actividades de cariz cultural, educativo e lúdico realizadas pelas duas partes nas instalações de cada uma delas e com recurso a bens e equipamentos de ambas as partes.



NO MMI, ATÉ 28 DE OUTUBRO

Barcos do Museu é uma exposição representativa das principais famílias de barcos que habitam nas coleções do Museu Marítimo de Ílhavo. Unidades em miniatura que resultam de doações de registo certo e incerto, muitas delas são modelos que remontam às origens do Museu, outras são de incorporação recente, fruto da reanimação da prática do modelismo náutico que o declínio das frotas de pesca e mercante acabou por gerar.



MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foi fundado a 8 Agosto de 1937. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, o Museu começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.
O MMI foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior” (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e as fainas agromarítimas da Ria são as referências patrimoniais do Museu.



TERMINA ESTE SÁBADO, NO CENTRO CULTURAL DA GAFANHA DA NAZARÉ

Termina este sábado, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, a exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.
Depois da sua presença no Museu da Cidade de Aveiro, a exposição iniciou, na Gafanha da Nazaré, o seu circuito de itinerância. 
A inauguração integra as comemorações do "Dia do Porto de Aveiro", fazendo também parte do programa da edição de 2012 do "Dia Internacional de Monumentos e Sítios".






feed
mapa