FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Pesca Costeira - Por Paulo Magalhães

Porto de Pesca Costeira - Por Paulo Magalhães
SLIDESHOW


A Capitania do Porto de Aveiro desenvolveu um exercício de combate à poluição, na praia de Oudinot - Forte da Barra, no seguimento de um conjunto de ações de prevenção para este tipo de ocorrência.



Dois milhões de metros cúbicos de areias do Porto de Aveiro vão ser depositados na frente marítima da Costa Nova para travar a erosão naquela zona costeira, anunciou esta sexta-feira o ministro do Ambiente, Matos Fernandes. A empreitada, com um valor ligeiramente superior a seis milhões de euros, arranca em novembro, tem conclusão prevista para janeiro de 2018 e é um dos investimentos mais avultados do Litoral XXI – Governança e Plano de Ação.



ATÉ 15 DE MARÇO

A Câmara Municipal de Ílhavo promove, até 15 de Março, a dinamização do momento III do Projeto Coastwatch Europe: as saídas de campo. Este momento, sempre muito aguardado por todos os participantes (350 alunos de 15 turmas), tem como objetivo observar e registar aquilo que de mais significativo cada “pedaço” de faixa costeira e ribeirinha vier a evidenciar.



A Administração do Porto de Aveiro já confirmou oficialmente à Câmara de Ílhavo a intenção de agilizar a construção da barreira eólica que consiga mitigar os efeitos das descargas de petcoke. A APA afirma-se “sensibilizada” e está a trabalhar com o IDAD no sentido de preparar toda a especificação técnica que suporte os procedimentos necessários ao controlo e monitorização de petcoke.



ACEDA AO DOCUMENTO

A APA – Administração do Porto de Aveiro procedeu esta terça-feira, 11 de Agosto, à divulgação do estudo sobre a Avaliação da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro, elaborado pelo IDAD – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento.
As três campanhas de monitorização levadas a cabo, uma no Inverno e duas no Verão, para ventos predominantes de norte a noroeste - aqueles que podem, na passagem pelo Terminal , arrastar poeiras para as habitações -, não evidenciaram situações de risco para a saúde pública, com os parâmetros medidos a respeitarem os limites recomendados na legislação aplicável.
 



CONVITE

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, S.A., convida os interessados a estarem presentes na Apresentação Pública do Relatório Final da Avaliação da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro, a realizar esta terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, pelas 11h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.



A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha esteve representada na verificação da operação de descarga de Petcoke no Porto de Aveiro. Humberto Rocha, Presidente da ADIG, assume que “ficou mais tranquilo” com as medidas adoptadas mas voltou a lembrar que “é indispensável” a colocação de uma barreira contra os ventos dominantes de Norte e Noroeste. Os representantes da Cimpor terão garantido que iriam estudar tecnicamente esse projecto.



ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO

A APA, S.A. está a efetuar a avaliação da qualidade do ar na envolvente do Porto de Aveiro, com o objetivo de compreender os impactes da movimentação do petcok na área envolvente ao TGS e, principalmente, na Gafanha da Nazaré. Este trabalho, contratualizado com a Universidade de Aveiro – Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), integra duas campanhas de caracterização da qualidade do ar (verão e inverno), bem como a simulação numérica da ação dos ventos e a simulação física em túnel de vento.



CONSULTA PÚBLICA ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2014

Em conformidade com o disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 165/2003, de 24 de julho, efetuou a APA, S.A. mais uma revisão do Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto de Aveiro (PRGR), o qual se submete a consulta, até ao dia 30 de setembro, dos agentes económicos interessados, com destaque para os utilizadores do Porto e seus representantes.



Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo ( CMI) admite que a construção de um esporão, na Praia da Barra, poderá ser a solução para evitar a 'erosão' costeira no litoral ilhavense. Essa será a solução “mais consensual”.



ESTE SÁBADO

A Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros realiza, esta noite, a primeira de duas sessões subordinadas ao tema “Risco de Cheia e Erosão do Litoral na Zona da Ria”.



COSTA NOVA

Centenas de camiões vão percorrer a estrada entre o porto de Aveiro e Mira, transportando cerca de 1.200 toneladas de areia para reforçar o cordão dunar a sul da Costa Nova, anuncia a Câmara de Ílhavo.



POLAMPORTOS 03

A Direcção-Geral da Autoridade Marítima, através da Direção do Combate à Poluição do Mar, participa terça-feira, dia 29 de Outubro, na POLAMPORTOS 03 - uma reunião de coordenação com as principais Administrações Portuárias do Continente -, que se realiza nas instalações da Administração do Porto de Aveiro (APA).



O concurso público para a empreitada de reforço do cordão dunar entre a Costa Nova (Ílhavo) e Mira (Coimbra) já foi publicado no Diário da República. Trata-se de uma obra da Sociedade Polis Ria de Aveiro, cujo preço base atinge os 4,3 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 70%.



REPORTAGEM DA EURONEWS

Começa de manhã cedo a recolha de amostras para a equipa de investigadores que percorre a Ria de Aveiro. São cerca de 75 quilómetros quadrados de um ecossistema único e frágil, onde inúmeras espécies – bivalves, crustáceos, peixes, aves – coabitam numa vasta área pontuada pelas salinas.



NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, A 9 E 10 DE MAIO

A Conferência MEC2013 sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira decorre na Universidade de Aveiro, de 9 a 10 de maio de 2013.
O evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação e atividades de gestão relacionadas com os problemas associados à morfodinâmica das zonas costeiras



DISPONÍVEIS NO PORTAL DO PORTO DE AVEIRO

Já se encontram disponíveis, no portal da APA, os mais recentes relatórios mensais de Qualidade da Água para Consumo Humano. O Porto de Aveiro disponibiliza estes relatórios mensalmente na web.

 



OVAR

O projecto de protecção da marginal na frente marítima da praia do Furadouro - Fase 2, que consiste na construção de uma estrutura longitudinal aderente, incluindo protecção dunar, no valor de 900 mil euros, é o único aprovado e apenas a aguardar visto do Tribunal de Contas para avançar no terreno.



A Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, foi classificada como Zona Húmida de Importância Internacional pelo Comissariado Internacional da Convenção de Ramsar. O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e Gil Nadais, presidente da Câmara de Águeda, promotora da candidatura, anunciaram, na Estalagem da Pateira de Fermentelos, a classificação.



PORTO DE AVEIRO

A Aveiport, empresa de estiva do Grupo ETE com sede no Porto de Aveiro, obteve o registo EMAS, emitido pela A.P.A. – Agência Portuguesa do Ambiente, tornando-se na primeira empresa de estiva em Portugal a obter esta certificação.



feed
mapa