FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto Seguro

Porto Seguro
SLIDESHOW


ATÉ 28 DE MAIO

Com início a 17 de Maio, prolongando-se até dia 28, decorre ao largo de Aveiro, a bordo do navio Noruega, uma campanha de obtenção de dados biológicos e hidrológicos integrada nos Projetos IMPROVE e MODELA. Estes projectos liderados por Antonina dos Santos e A. Miguel M. P. Santos, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integram cerca de quinze investigadores e estudantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e das Universidades de Aveiro, Lisboa e Algarve.



UA À CONQUISTA DO MAR

A investigação e a economia, ambas centradas no mar, são as grandes apostas da Universidade de Aveiro (UA) que a partir de agora têm ao serviço duas estruturas catalisadoras da vontade da academia em fazer mais e melhor pelos oceanos.



A ligação às empresas “faz parte do código genético” da Universidade de Aveiro (UA) e a criação da Plataforma Tecnológica do Mar (PTM), agora lançada, é um novo contributo para esse desígnio, considera o vice-reitor Carlos Pascoal Neto.



NA BACIA HIDROGRÁFICA DO VOUGA

Investigação inédita em Portugal liga poluição à disseminação de resistências a antibióticos. Há locais na Bacia Hidrográfica do Vouga contaminados com bactérias resistentes a antibióticos com grande relevância clínica. A descoberta de estirpes bacterianas com resistência às cefalosporinas de terceira geração, um dos tipos de antibiótico mais utilizado em meios hospitalares portugueses, foi feita por uma equipa de investigadores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA)



VAI AJUDAR NO COMBATE À EROSÃO COSTEIRA

Esqueça-se a imagem dos levantamentos topográficos realizados a pé, metro a metro, hora a hora, a passo de caracol e com elevados custos. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) acaba de desenvolver um sistema de caracterização topográfica muito mais rápido, barato e eficaz quando comparado com o tradicional método.



ECOMARE

A Universidade de Aveiro (UA) prepara-se para avançar com a construção de um novo centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado ao mar. Esta nova unidade — que além da UA, contará também com a condução científica da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem — está orçada em 4,8 milhões de euros e será edificada no concelho de Ílhavo. A apresentação pública do projecto aconteceu esta sexta-feira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos que decorreram no Museu Marítimo de Ílhavo.



AVEIRO

Não há petróleo na ria de Aveiro mas existem micro-algas que podem vir a ser usadas na produção de biodiesel. Investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro estão desde o ano passado a estudar a possibilidade de aproveitar o óleo das "Chlorella vulgaris", uma das algas nativas da ria, para biocombustível.



Grupo de 44 estudantes, de 13 nacionalidades e quatro universidades, explorou cenários e alternativas de intervenção no Baixo Vouga Lagunar.
Dar continuidade ao projecto de proteção do Baixo Vouga Lagunar (BVL) e concluir o dique é uma das soluções apontadas por um estudo elaborado no âmbito do programa Erasmus e apresentado no workshop “Dois Temas: Gestão da Água e Intervenção Territorial Integrada”, realizado na última semana, em Estarreja, no âmbito do projecto F:ACTS.



Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) descobriu quatro novas esp écies animais na plataforma continental portuguesa, anunciou aquela instituição de ensino superior. Tratam-se de vermes marinhos com uma forma muito simples e com poucas características morfológicas externas que permitam distingui-los.



SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DA MARINHA PORTUGUESA

Do projeto, ainda no segredo dos laboratórios do IT e dos gabinetes da Marinha, pode já desvendar-se que é um sistema de localização em ambientes interiores e exteriores. A Marinha nacional vai utilizá-lo como peça fundamental no apoio a missões de ajuda humanitária. «O sistema tem como objetivo ter uma localização precisa e constante dos homens destacados nestas missões e sua subsequente georreferenciação. Espera-se conseguir maximizar e otimizar a logística deste tipo de atividade de uma forma muito eficiente», adianta o investigador Nuno Borges Carvalho, coordenador do projeto no IT.



ESTA SEXTA-FEIRA, 25 DE MAIO, NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

O principal objectivo da Política Marítima Integrada para a União Europeia [COM(2007) 575] consiste em maximizar a exploração sustentável dos mares e oceanos, sem pôr em causa o crescimento da economia marítima e das regiões costeiras. Neste contexto é fundamental que se estabeleçam plataformas de cooperação entre as universidades e as empresas para que sejam criadas soluções mais sustentáveis e competitivas nas cadeias de valor da inovação da economia do mar.



feed
mapa
Publicidade